terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Eric Clapton




Com mais de trinta anos de carreira, Eric Patrick Clapp é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

Sua rebeldia causou a expulsão da escola de artes e então, ele aprendeu a tocar em pubs e pequenos shows. Começou sua carreira em 1963 na banda The Roosters. Mas só conseguiu reconhecimento quando entrou para os Yardbirds, onde tocou ao lado de outros grandes guitarristas como: Jeff Beck e Jimmy Page (que mais tarde formaria o Led Zeppelin). Deixou a banda em 1966 e após duas passagens pelos Bluesbreakers, formou, juntamente com o baterista Ginger Baker e o baixista Jack Bruce, a banda Cream, que gravou três álbuns e se desfez por diferenças musicais.


Clapton se tornou então, músico de estúdio, gravando um disco solo e tendo uma rápida passagem pela banda Blind Faith, com quem gravou um único disco.
Na época, fez uma participação especial na música dos Beatles "While My Guitar Gently Weeps", gravando o solo de guitarra.

Junto com dissidentes da banda Delanie and Bonnie and Friends, Eric Clapton montou a banda Derek and The Dominos, com quem lançou a música "Layla", um de seus maiores sucessos. Também participou da banda de Duane Allman (que mais tarde fundaria os Allman Brothers).
No início da década de 70, Clapton passou por uma difícil fase de vício em heroína, deixando o meio musical por algum tempo. Sua volta aconteceu em 1974, com o reggae "I Shot The Sheriff". Em 78, o músico apresenta ao público outro grande sucesso: "Cocaine".

No ano de 1990, conquistou seu primeiro Grammy, com a canção "Bad Love".

O auge de sua carreira foi alcançado em 1992, com a música "Tears In Heaven", dedicada a seu filho, que morreu aos 4 anos de idade, ao cair da janela do apartamento de sua namorada. No mesmo ano gravou um disco acústico com seus grandes sucessos. A pouco tempo, divulgou que não tocará mais a música "Tears In Heaven" em seus shows, pois não sente mais o que sentia e precisa voltar a ter sintonia com a canção.
Em 2000 realizou um antigo sonho, gravando o disco "Riding With The King" ao lado de B. B. King, seu amigo desde 1967. O trabalho é recheado de releituras vibrantes de standards do blues, canções mais recentes e um clássico do soul.





Eric Clapton manteve durante anos um relacionamento mais do que amigável com Patty Boyd, esposa de George Harrison, num triângulo amoroso que durou anos. No começo, a relação foi mantida em segredo, porém depois acabou sendo revelada e por incrível que pareça, não abalou a amizade entre os guitarristas. (Fonte:www.jovempanfm.com.br)

Nenhum comentário: